quarta-feira, 21 de julho de 2010

O MAMARRACHO DE CASCAIS

Tínhamos um barrote em cimento intitulado “Hotel Estoril Sol”, se bem me lembro desde novinho e já cá estão alguns anitos, os comentários aquela coisa era sempre de que aquele tarolo de betão era horroroso e de demasiados andares.
Alto, sem estética, sem motivo aparente da sua causa, fazia uma barreira entre a costa e o interior do monte do Estoril, o vale do jardim de Palmela saía prejudicado, com aquela aberração, Cascais tinha aquele taco de betão a entrada tirando o prestígio que a Vila tinha.
Enchentes e dilúvios, derrubaram muros enormes e barreiras laterais, e a partir desse momento começou-se a ouvir em alterações, de uma novo hotel de substituição aquele pilar de janelas todas iguais e sem o mínimo de cabimento numa costa destas.
Anos depois surge o “Hotel Miragem”, de bom gosto, esteticamente elegante, enquadrado na arriba, coincidente com a continuação das construções, o seu perfil evolutivo e em escada permite não criar um conflito de visão, sendo embora de um estilo totalmente antagónico as construções ali existentes.
O seu arquitecto criou um ambiente natural com cascatas, varandas e espaços digno de um hotel no Mónaco, sul de França, etc, etc.
Surge a noticia da construção de um condomínio de luxo em substituição, do respectivo trengo Estoril sol. Cria-se que fosse a continuação do Hotel Miragem, a expectativa era enorme pois falava-se de algo inovador, muito vidro, arrojado, que marcaria a Vila.
Quando se começou a levantar aqueles cubos de monopólio, fiquei abismado, comecei a contar os andares e em vez de serem menos o que era o esperado , tinha mais um. Dá para acreditar?? DA!
Deixamos de ter um tarolo e passamos a ter uma serie de tarolos uns em cima dos outros e interligados, ambiente??? Esqueçam isso!
Ate podia ter a sua dignidade num outro local, e enquadramento geográfico, mas ali?? Faz fronteira com a alçada esquerda do hotel que esperava a sua continuidade e ficou ali uma parede de betão desnudada. Libertou a vista do jardim??, claro reflecte vidro, mas não, não libertou nada ate tapou mais, o índice de cobertura em relação ao jardim aumentou.
Depois aquele degrau para cima da marginal e outro para trás!! Criando um vão suspenso, na entrada de uma Vila piscatória?? Tradicional? Turística? Por favor quem encheu os bolsos??
DIGAM QUEM SE ENCHEU A CONTA DISTO?????? Levei 40 anos a levar com um trambolho sem piada e agora vou levar outros 60 com uma serie deles sem ponta por onde se pegue no enquadramento que esta.
PDM?? Onde?? E para quem?? E para alem disso vêm uma serie de negrumes armados em finos e cheio de dinheiro convencidos serem os donos do mundo empatar a vila, engarrafar o trânsito com os seus carrões em 3ª fila.
Quando se começa a aplicar punições pós governação para aqueles que em troca de uns valentes euros fazem e deixam estas aberrações serem feitas. Há esperem HÔ, isso pois casinos?? Pois, entende-se muita coisa.
JAM 24/05/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião e o nosso pensar, é a única e ultima coisas que nunca nos vencem ou roubam.
Leia uma voz incomodada, Comente se achar pertinente.