quarta-feira, 21 de julho de 2010

SIMPLESMENTE

Se me perguntassem o que é que estou a ler agora, na maior parte não sei explicar o autor, ou o título, só sei resumir o seu conteúdo.
Porque?
Porque, o meu enriquecimento, só a mim diz respeito e não procuro nem tenho o cuidado de memorizar exaustivamente nada do que leio. Leio simplesmente, acredito que o saber salta fora aquando menos se espera.
Não precisa necessariamente antes pelo contrário, de haver necessidade para exibicionismos, como aqueles que sabem e enumeram uma serie de títulos e autores com um cuidado extremos de ficar bem definido e referenciado não vá estragar o seu curriculum.
No entanto adoro defender-me desta má memoria (real ou Defesa), e sublinho frases, onde de tempos a tempos releio-as.
Estes livros, todos eles, muitas vezes companheiros de viagens verdadeiras ou ilusórias, ou serões, e principalmente de magníficos e puros pequenos-almoços. Mas, sempre e sempre deliciosas companhias de sol, onde absorvendo a sua energia, relaxo acompanhado da imensidão do mar.
As suas leituras hoje, só me é possível com a ajuda de um lápis esse sócio indispensável que comigo regista o que para outros danifica ou estraga, essas frases despreocupadas e que tocam e se cravam no sentimento.
Estas frases transcritas são de actos de humanismo, objecções, culturais, conhecimentos, valores, ditos, pensamentos entre outras. Os livros e companheiros são escolhidos de interesses num tema ou na curiosidade desperta durante as leituras, em livros, artigos ou conversas, enfim onde e quando a minha curiosidade intima é desencadeada e aguçada, provocando um encadeamento de comprar e desfolhar dois ou três ou ate mais livros referenciados.
Através deles acabo sempre por aprofundar, esclarecer, definir, compreender alguns que escrevem ou não e ou se expõe a escrita para assim se darem a conhecer de si e por si aos outros. Acontece também as surpresas que eles me elucidam de juízos criados através de influências, informações, onde defeituosas provocam uma criação defeituosa e enganadora de seres.
O certo certo, é que todas estas frases fazem parte de livros. Livros, com interesse da primeira a ultima página, onde tento guarda-las para um futuro próximo ou distante, ao reler reflectir sobre a minha evolução como Ser, Pai, Homem, nesta sociedade.
Esses Livros servem, serviram, e servirão sempre para enriquecer esta pessoa, contribuindo para o principal objectivo.
SENTIR-ME BEM COMIGO PROPRIO.
João A. Moreira
1998

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião e o nosso pensar, é a única e ultima coisas que nunca nos vencem ou roubam.
Leia uma voz incomodada, Comente se achar pertinente.